sábado, 30 de julho de 2011

FÉRIAS BEM MERECIDAS

 Amigos: depois de um ano de trabalho, todos temos direito a férias, seja um mês, uns dias, um fim-de-semana. Sair do nosso dia-a-dia só nos traz vantagens. E quando o fizermos, façamo-lo com alegria, seja ele para onde formos. Senão vejamos: se vamos para as lindas aldeias do nosso Portugal, os nossos olhos deliciam-se com os campos verdejantes por vezes com alimentos para a nossa alimentação, e árvores que nos oferecem o melhor delas; os frutos que são deliciosos, e a sombra que nos abriga do sol. Por vezes rios e riachos com suas águas que deslizam serenamente, como que a embalar e a transmitir paz aqueles que desfrutam de tão grandes maravilhas. Se optaremos pelas cidades, também tem os seus encantos embora, um pouco mais barulhentas mas também fazem alegria daqueles que as visitam. Como seria tudo diferente se apreciasse-mos todas estas maravilhas pensando no verdadeiro autor de toda a criação? ELE que tudo criou a pensar na felicidade dos seus filhos. Amemos o nosso Deus tal como ELE nos ama. Nas férias e para sempre… sejamos felizes.  
                        

sexta-feira, 22 de julho de 2011

NÓS somos as pérolas preciosas do pai

 Cada ser humano é uma pérola preciosa, pois é criada à imagem de Deus e por Ele escolhido e predestinado para a salvação. O reino de Deus é o encontro de todas estas pérolas, formando assim o maior tesouro possível.
Algumas pérolas não são recolhidas para integrarem o tesouro do Reino, porque optaram por não reconhecer e destacar o seu valor original. Decidiram transformar-se em algo que não presta, e por isso são deixadas de lado. Que cada cristão saiba reconhecer o dom que recebeu de Deus na criação e justificação por Cristo, não o escondendo, mas colocando-o, com sabedoria ao serviço do bem comum, a exemplo de Salomão. Salomão possuído do amor de Deus tinha uma grande preocupação era ter sabedoria para distinguir o bem do mal, daí ele pedir ao Senhor:
Senhor dai ao vosso servo um coração inteligente, para poder distinguir o bem do mal.
Salomão queria reconstruir o reino de Deus porque este não é feito de glórias terrenas, mas da identificação em tudo com o projecto de Deus.
Peçamos ao Senhor nosso PAI, que nos envie o seu Espirito para nos ajudar a discernir o bem, do mal para que com inteligência possamos viver todos em paz e harmonia uns com os outros.      
           

sábado, 16 de julho de 2011

(SER CRISTÃO)

   O amor deve estar presente em tudo o que fazemos. Só quando a raiz de onde brotam todos os nossos actos for o amor, é que a nossa vida como pessoa e como cristãos adquirirá cada vez mais sentido. Mas nem sempre é assim. Se analisássemos em profundidade as nossas motivações, talvez nos surpreendêssemos que nem em tudo o que fazemos está presente o amor:
Quando fazemos algum favor, fazemos porque somos incapazes de dizer não, ou porque queremos ajudar a outra pessoa?
Vamos à missa porque «toca» o sino e é domingo, ou porque queremos ter um encontro com Deus?
Fazemos algumas coisas na nossa vida porque nos são impostas ou por vontade própria?

                                            (Oração de um cristão)
Senhor, eu sei que ser cristão exige esforço, que muitas vezes, o caminho se torna difícil de relaxar-me aparece com frequência na minha vida.
Sei também que ser cristão é coisa de heróis, porque supõe lutar pela justiça o serviço e o amor.
Quando me olho a mim mesmo, vejo a minha debilidade, vejo a minha falta de radicalidade, e de exigir-me mais.
Por isso Senhor, quero dirigir-me a ti para te pedir ajuda.
Concede-me a graça de amar, não apenas os meus amigos, mas também aqueles de quem eu não gasto muito.
Concede-me a graça de compreender que essas pessoas também necessitam do meu carinho e amor, da minha amizade e ajuda.
Concede-me Senhor, a força para nadar sem desfalecer, contra a corrente.
 Porque sem a tua ajuda Senhor, eu não vou conseguir.   

sábado, 9 de julho de 2011

(ISAÍAS 55, 10-11)

 Eis o que diz o Senhor: «Assim como a chuva e a neve que descem do céu não voltam para lá sem terem regado a terra, sem a terem fecundado e feito produzir, para que dê a semente ao semeador e o pão para comer, assim a palavra que sai da minha boca não volta sem ter produzido o seu efeito, sem ter cumprido a minha vontade, sem ter realizado a sua missão.»

                                               (Reflexão)
Este texto do profeta Isaías, é de uma enorme simplicidade, ele utiliza uma imagem que toda a gente compreende.
Todos sabem que uma terra árida não pode gerar vida. Então as mensagens que Deus envia ao seu povo, é como a água que inundando a terra a torna fértil; capaz de acolher a semente e a reproduzir.
Mas a água, depois evapora-se e retorna às nuvens de onde provém.
É uma imagem muito simples, mas compreensível: A palavra que sai da boca de Deus não volta sem ter produzido o seu efeito.
Pode demorar algum tempo para que a palavra do Senhor germine em cada um de nós, mas quem a ouve mesmo que á primeira pouco fique, ela começa a dar os seus frutos porque é essa a Sua vontade. O Pai ama de mais os seus filhos e não descansará enquanto a Sua palavra não chegar aos nossos corações, enviando-nos o seu Espírito para nos ajudar a discerni-la porque Ela é a única verdade; e quem a puser em prática viverá com ELE eternamente.            

quarta-feira, 6 de julho de 2011

( HÁ TEMPO PARA TUDO)

Para tudo há um momento e um tempo para cada coisa que se deseja debaixo do céu:
tempo para  nascer e tempo para morrer,
tempo para plantar e tempo para arrancar o plantio,
tempo para matar e tempo para curar,
tempo para destruir e tempo para edificar,                  
tempo para chorar e tempo para rir,
tempo para se lamentar e tempo para dançar,
tempo para tirar pedras e tempo para as juntar,
tempo para abraçar e tempo para evitar o abraço,
tempo para procurar e tempo para perder,
tempo Para guardar e tempo para atirar fora
tempo para calar e tempo para falar,
tempo para amar e tempo para odiar,
tempo para a guerra e tempo para a paz.
 REFLEXÃO
  
Muitas vezes vivemos oprimidos pelas coisas que temos de fazer. As preocupações o trabalho,
Os compromissos…envolvem-nos e aparece o stress. Sobretudo quando queremos fazer todas as coisas o mais rápido possível. Chegados a este ponto, entramos numa roda que não tem fim; uma roda que nos leva não a viver a vida mas a sermos consumidos por ela.
Mas o pior da falta de tempo, é que pode converter-se num autêntico obstáculo para termos um trato humano com as pessoas e inclusivamente com DEUS.
Descuidamos o trato com as pessoas porque não nos interessa «perder» tempo com elas; porque não há tempo para escutar. Ás vezes nem mesmo para olhar.
Tão pouco há tempo para Deus. Precisamente quando vamos com o tempo «contado» as coisas de DEUS são as mais vulneráveis, porque são as primeiras que suprimimos. Diz o provérbio que «a pressa e a curiosidade são inimigas da santidade. O tempo se for bem gerido dá para tudo. De uma coisa nos temos que ter cuidado! Com o tempo que dedicamos ao nosso      DEUS, POIS TUDO É DELE A ELE DEVERIAMOS DEDICAR O MAIOR TEMPO DA NOSSA VIDA