segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A ESPERANÇA CRISTÃ

 O mês de Novembro é um tempo muito propício para reflectirmos sobre a esperança, que está intimamente ligada ao amor (virtude pela qual amamos a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. Novembro é o mês em que celebramos a solenidade de todos os Santos, todos aqueles que nos procederam no Céu e deram testemunho radical da fé e do seguimento ao Evangelho. Também é o mês em que recordamos os nossos entes queridos que já partiram e já gozam da alegria da salvação e com os santos participam da glória de Deus.
Esperamos um dia juntar-nos a todos eles, mas até lá temos o compromisso de tornar o mundo melhor fértil para a palavra de Deus, vivendo virtuosamente.
A esperança é âncora para a nossa vida, segura e firme.              É ela que nos dá força para vivermos com mais empenho e dinamismo o amor e a fé. Assim como o amor e a fé, a esperança é infundida por Deus na alma dos fies para nos tornar capazes de agir como Seus filhos e merecer a vida eterna. Apesar de usarmos o termo esperança com diversos significados, o mais profundo está ligado à certeza de sermos salvos por Cristo, de herdarmos a vida eterna. Nós temos que viver na esperança sem nos deixar levar pelo pessimismo. A esperança protege contra o desânimo, nos momentos de fraqueza, incerteza, dúvida e cansaço. Tenha esperança em Deus pois Ele nunca nos deixa sós. A esperança traz-nos felicidade porque confiamos que a vida não acaba com a morte, mas sim continua na eternidade, onde reencontraremos os nossos entes queridos e seremos acolhidos por Deus.       

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

TEM FÉ E BASTA

Há uma palavra que resume toda a Boa nova e a experiência de Jesus. É a palavra «fé». O Evangelho é um chamamento à fé. A conversão começa pela fé. O cristão é um homem de fé. Só onde há fé pode haver homem novo. Todos os valores, todas as virtudes, todas as lutas, a vida, a morte, a justiça e o amor; tudo fica concentrado num único ponto. Todo o Evangelho se reduz à fé. Esta afirmação é tão verdadeira que Jesus disse: «tem fé e basta.» Disse-o a um homem importante, quando caminhavam juntos em direcção à casa deste. Aproximaram-se deles uns emissários e disseram ao homem: «A tua filha morreu. De que serve agora incomodares o Mestre?”Jesus ouviu a mensagem e replicou: «Tem fé e basta». As pessoas riem-se, pois a menina está morta e já nada há a fazer. Ele não se perturba e pronuncia com grande segurança as quatro palavras: «Tem fé e basta». Di-las agora a ti, pessoalmente. Olha-te fixamente e repete: «Tem fé e basta». As tuas faltas, as tuas deficiências, as tuas muitas ou poucas capacidades, não são um obstáculo decisivo para seres cristão sincero e construíres o Reino de Deus. Tudo é possível para quem tem fé: uma nova vida, um novo horizonte, sair do abismo, começar de novo. Tem fé e basta. Deixa de olhar os milagres como coisa curiosa e olha o grande milagre que Deus quer operar em ti, que estás morto pela falta de fé. Olha-o tu também frente a frente e diz-lhe: Creio Jesus, dá-me mais fé.
Ditoso quem apesar das duvidas, continua a viver como cristão, pois é esta sem dúvida, a fé maior: a que crê contra toda a esperança; a que se mantém na brecha quando tudo parece perdido.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

DÁ-NOS O TEU OLHAR

 O homem há já muito tempo que padece de uma grande «enfermidade»,que desgraçadamente nem sempre se vive de forma consciente. Muitos, passam pela vida sem se dar conta ou sem lhe dar importância. São poucos os que a descobrem e tentam pôr tudo o que está ao seu alcance para a superar. Parece ter muita facilidade em ver os defeitos das pessoas que o rodeiam e, em contrapartida, sentir dificuldade para ver as virtudes; ter mais facilidade para dizer mal que para dizer bem; para condenar que para perdoar. Cremos que é mais fácil construir dizendo os defeitos e, não nos damos conta que essa é, em muitas ocasiões, a melhor forma de destruir o pouco que estava construindo. Não nos damos conta de que falando do bom e fazendo chegar ao ouvido dos que nos rodeiam as coisas boas que possuem, se constrói com mais rapidez, ao mesmo tempo que fazemos com que essa pessoa se sinta feliz, motivada e com vontade de superar-se ainda mais naquilo que já tinha feito. Como Jesus sabia bem disso! Olhava sempre para o coração de cada pessoa e tratava de tirar dela o bem.  De facto, ninguém respeitou tanto as pessoas como Ele, nem ninguém nos amou nem amará tanto como Ele.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

O QUE É A NOSSA CARNE?

  Ela é esta velha natureza, este velho homem que já está crucificado com Jesus na sua Cruz, mas que insiste em viver dentro de nós. A Palavra de Deus diz que os que vivem segundo a carne, segundo a sua própria natureza pecadora, gostam do que é carnal, procuram satisfazer os apetites da carne. Os que vivem segundo o espírito apreciam as coisas que são do Espirito. Somente uma pessoa que deixe a vida perversa que tem levado, e se converte e segue a palavra de Deus, é que nasce de novo e vive segundo o espírito; só assim encontrará alegria, amor, bondade, domínio próprio, fidelidade, mansidão, generosidade paciência e paz, e gosto pela vida. Gosto e sentido na oração, na pregação da Palavra de Deus, na Eucaristia, na celebração da santa missa e num grupo de oração. Só os que são nascidos no Espirito, porque isso é actividade espiritual. Quantas pessoas têm-nos criticado porque vamos em busca do Senhor… Quantas se teem rido de nós…Quantas pessoas nos chamam de beatos porque vivem segundo a carne e não conseguem entender as actividades do Espirito… A aspiração da carne é a morte. Mas a aspiração do Espirito é vida e paz; a paz que só Jesus pode dar; já o desejo da carne é contrário a Deus. Como posso saber se estou a viver na lei do Espirito ou na lei da carne? Pelos frutos da minha vida. Jesus diz que a árvore conhece-se pelo seu fruto.
Vejamos como é duro este combate: quantas vezes o nosso espírito pede, dentro de nós, por um tempo em comunhão com Deus na oração, mas resistimos não fazemos o que o espírito nos pede. Quantas vezes sentamo-nos diante de uma televisão, e sabemos que aquilo que estamos a ver entristece o Espirito de Deus dentro de nós, mas mesmo assim, nós continuamos ali enfrente ao televisor; quantas vezes temos uma contrariedade na vida e em vez de nos virar-mos para Deus, o que é que nos fazemos? Aderimos ao álcool, há droga, e por vezes às bruxas, como isso nos trouxesse a solução dos problemas; quantas vezes prometemos a Deus nas nossas orações, que não vamos fazer críticas, e tantas outras coisas que desgostam o nosso Pai? Daí a pouco já estamos a fazer a mesma coisa. Por quê? Porque a nossa carne fala mais alto. Somos muito francos! E não temos força para dizermos não às tentações.
Que Deus tanha piedade de nós; se não estamos perdidos
Somos uns filhos desobedientes e ingratos.
Senhor envia-nos o Teu Espirito… para não cairmos em tentação e livra-nos de todo o mal.Amen.