quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

CONFIA NA PROVIDÊNÇIA DIVINA

 Se a dor te visita, não te entregues ao desespero! A correspondência Divina chega sempre na hora e ao endereço certo. Tem sempre em mente, que o sofrimento que nos alcança é sempre um recado de Deus, convidando a nos livrarmos do peso inútil do orgulho, da magoa e o ressentimento, para vestirmos o manto do perdão, da compreensão e da caridade, a fim de que possamos seguir para a frente com Jesus a nosso lado, numa vida melhor e mais feliz. Nós podemos mudar a nossa vida para melhor, e começarmos uma vida melhor com Jesus, Ele nos guiará e nos ajudará a suportar todo o sofrimento, do corpo e da alma. Agradecemos ao Senhor nosso Deus todas as alegrias tristezas que nos visitaram durante o ano de 2011,e em vez de pedirmos, agradecemos antecipadamente tudo o que de bom e mau nos vai trazer o ano de 2012! Nada temos a temer simplesmente confiar na providência Divina. Deus é Pai e tudo fará pelos seus filhos. PARA TODOS UM ANO CHEIO DE BENÇÃOS DE JESUS MENINO

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

VEM SENHOR JESUS

Maria concebeu Jesus sem nunca ter tido contacto com nenhum homem. Quando o Anjo anuncia a Maria que vai ser Mãe ela fica preocupada e diz: como pode ser, se eu não conheço homem nenhum? Mas Maria cheia do espírito Santo compreendeu que era essa a vontade de Deus.Daque-LE Deus invisível que se quis fazer visível aos olhos dos homens por seu intermédio, e ser igual a nós menos no pecado. Entretanto foi aos ouvidos de Herodes que ia nascer um novo rei e, mandou que fossem recenseadas todos recem nascidos. Como o nascimento do menino se aproximava, José com medo que algo acontecesse de mal ao menino fugiu para Belém com Maria. E ali começaram a procurar um aposento para o menino nascer. Todos se recusaram a acolher o casal até que por último bateram numa hospedaria e o dono da mesma, disponibilizou o curral dos animais; e foi aí que o nosso Deus menino nasceu no meio dos animais. Celebremos o nascimento de Jesus como deve ser, com meditação e oração. Na hora da ceia do Natal, lembremo-nos do aniversariante mais ilustre que é estrondosamente esquecido: JESUS. Peçamos ao menino Deus que nos ensine a agradecer por todas as bênçãos que nos concedeu durante todo o ano.Ao exemplo dos Anjos que entoaram louvores no nascimento do Rei dos reis. Louvemos a Deus no Natal, sem constrangimentos diante dos convidados, porque o convidado especial é Ele, o Lírio dos Vales o Bom Pastor, a Luz do mundo, o consolador, o Príncipe da Paz, o Emanuel que é Deus connosco. Agradecemos a Maria mãe do nosso Deus por nos dar o nosso Redentor o nosso Salvador.
Vem Senhor Jesus e faz do meu coração a Tua morada não me deixes, fica comigo Jesus!      

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

A virtude da Esperança

 A virtude da Esperança é uma virtude infusa por Deus na nossa alma, pela qual nós temos como certa a ajuda divina para alcançarmos o céu. Pode parecer curioso que seja necessária uma virtude só para isso, além do mais uma virtude teologal, ou seja, toda ela relativa a Deus, mas não é tão difícil entender o por quê. Sabemos que a fé nos traz um conhecimento certo de Deus. Mas este conhecimento é obscuro, ou seja, conhecemos a Deus mas não podemos ainda vê-lo. Sabemos também que a virtude da Caridade nos traz o verdadeiro amor de Deus, que esse amor já é um começo da vida eterna, e que no céu, esse amor será eterno e nos encherá de uma alegria e felicidade extrema. Mas sabemos também o quanto é difícil manter as nossas almas longe do pecado, como nós abandonamos a Deus com facilidade, perdendo o seu amor. Por isso, poderia surgir em nós uma dúvida sobre nossas possibilidades de alcançar o céu e a vida eterna. Se essa dúvida fosse muito forte, nos desanimaríamos no combate contra as nossas imperfeições e contra os nossos pecados. É justamente por isso que Deus nos dá a virtude da Esperança. Com ela sabemos que Deus nunca deixará de nos ajudar com as suas graças e sendo assim, estaremos sempre prontos para lutar contra as tentações e contra os nossos pecados. Estaremos sempre prontos a pedir perdão no confessionário, pois temos a certeza que Deus nos perdoará e nos trará novas forças para não mais pecar. Com isso fica claro que a nossa vida de virtudes nos ajuda a conquistar o céu, pois quando praticamos o bem e fugimos do mal, recebemos a recompensa de Deus. A virtude da Esperança é então, a certeza que temos da ajuda de Deus para o possuir, nesta vida pela graça santificante, e no céu, pela glória eterna.   

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa
O Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa é também conhecido por Solar da Padroeira, por nele se encontrar a imagem de Nossa Senhora da Conceição Padroeira de Portugal. A igreja, que em simultaneamente Matriz de Vila Viçosa, fica situada dentro dos muros medievais do castelo da vila, não se podendo porém precisar a data exacta da sua fundação, sendo que a existência da Matriz é já assinalada na época medieval. O edifício actual resulta da reforma levado a cabo em 1569, reinado de D.Sebastião, sendo um amplo templo de três naves. Segundo a tradição, a imagem da padroeira terá sido oferecida pelo Condestável do Reino, D. Nuno Álvares Pereira, que a terá adquirido em Inglaterra. A mesma imagem teve a honra de, por provisão Régia de D.João IV, referendada em cortes gerais, ter sido proclamada Padroeira de Portugal, em 25 de Março de 1646. A partir de então não mais os monarcas portugueses da Dinastia de Bragança voltaram a colocar a coroa real na cabeça. A notável imagem encontra-se no altar-mor da igreja, estando tradicionalmente coberta por ricas vestimentas (muitas delas oferecidas pelas Rainhas e demais damas da casa Real). Ainda em 6 de Fevereiro de 1818 o Rei D.João VI concedeu nova benesse ao Santuário, erigindo-o cabeça da nova Ordem Militar de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, agradecendo à Padroeira a resistência nacional às invasões francesas. O Papa João Paulo II visitou este Santuário durante a sua primeira visita a Portugal, em 14 de Maio de 1982.
Nossa Senhora da Conceição Rainha de Portugal, fazei com que os nossos Governantes levem a bom porto o destino do nosso Portugal.

sábado, 3 de dezembro de 2011

O PRECURSOR

 João Batista filho do sacerdote Zacarias e de Isabel prima de Maria que viria a ser a mãe de Jesus. Zacarias estava no Templo quando um Anjo lhe trouxe a notícia que Isabel teria um filho cheio do Espirito Santo desde o momento do seu nascimento. Zacarias duvidou olhando à avançada idade dos dois, ficou mudo até ao nascimento de João. João foi considerado o precursor, Aquele que veio preparar os caminhos de Jesus Cristo o Messias o prometido.Isabel estava grávida de seis meses quando Maria sua prima a foi visitar, logo o menino lhe saltou no ventre de Isabel. A partir daí Isabel percebeu que não só estava diante de sua prima como também diante da mãe do Salvador. São João Batista era uma pessoa simples vestia-se de peles de animais e alimentava-se de gafanhotos e frutos silvestres, andava por montes e vales fazendo pregações dizendo:”Preparai-vos… vai chegar depois mim quem é mais forte de que eu, do qual eu não sou digno de me inclinar para desatar as correias das suas sandálias. Eu baptizo-vos na água, mas Ele batizar-vos-á no Espírito Santo» ” João estava numa área selvagem no Rio Jordão. Pessoas vinham de todo lado, especialmente de Judá e Jerusalém, para ouvirem João pregar e para serem batizados.Eles sabiam que estava próximo o tempo do Messias aparecer.As pessoas perguntavam:”Que fazemos?”Ele respondia:”Quem tem duas túnicas, de graça dê uma delas a alguém que não tenha nenhuma. Aquele que tem comida dê comida para alguém que não tenha de comer.”No antigo testamento encontramos personagens que se referem a João Batista. Ele é anunciado por Malaquias e principalmente por Isaías. Os outros Profetas são um prenúncio de João Batista e é com ele que a missão profética atingiu a sua plenitude. Ele é assim, um dos elos de ligação entre o novo e o velho testamento.
««São João Batista ajudai-me a fazer penitência das minhas faltas para que eu me torne digno do perdão Daquele que vós anunciastes com estas palavras.” EIS AQUELE QUE TIRA O PECADO DO MUNDO.”
São João, pregador da Penitência rogai  por nós.
São João precursor do Messias, rogai por nós.