sábado, 25 de fevereiro de 2012

AS TENTAÇÕES

 A quaresma representa os quarenta dias que Jesus passou no deserto após o seu batismo. Jesus preparava-se para assumir a sua missão, e durante esses dias, foi tentado pelo inimigo, Não teve um só minuto de sossego. Durante as vinte e quatro horas do dia, o inimigo tentava que Jesus muda-se de ideias. O objetivo de jesus era cumprir a sua missão pregar a conversão e a aceitação da palavra de Deus; o inimigo sabia! Então ele tentava a todo custo que Jesus não cumprisse a sua missão. Jesus quis se fazer semelhante a nós em tudo, menos no pecado no entanto, quis também experimentar as tentações que nós enfrentamos diariamente! E quanto mais perto estivermos de Deus mais somos atacados. Temos que estar muito atentos, e isso significa estarmos preparados, usando a verdadeira arma que é a penitência, jejuar e orar. Jesus durante os quarente dias em que ficou no deserto jejuando e orando, quis mostrar-nos o poder da oração e da penitência. Jesus venceu a morte! Nessa verdade se baseia a nossa fé, por isso vamos viver a alegria a esperança de vida eterna. É preciso deixar de lado o comodismo e dar a continuidade ao trabalho iniciado. Vamos nos preparar para a vida gloriosa de Jesus e levar este recado a todos irmãos que ainda não tem a alegria de conhecer o nosso Redentor Jesus Cristo.    
   Que o Senhor tenha misericórdia de nós que não nos deixe cair em tentação e nos livre de todo o mal, Ámen.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

QUARTA FEIRA DE CINSAS

 Na biblia,encotramos relatos no Antigo Testamento, e também na época de Jesus, de pecadores públicos que se vestiam com panos de saco e colocavam cinzas na cabeça e no corpo como sinal de arrependimento. Era um sinal visível de mudança de vida. O pecador reconhecia os seus pecados contra Deus faziam jejum e penitência, sinônimo de conversão, de mudança de vida, de correção dos nossos comportamentos. É a única maneira de encontrarmos de novo Deus nosso Pai, e Jesus cristo nosso Salvador.
Fazer penitência implica mudança interior, exige oposição ao pecado, abandono de tudo o que era empecilho em nossas vidas que nos afasta de Deus.Fazer penitência é atingir a essência do nosso ser e reorientar a nossa vida para Cristo, nosso Senhor. Na quarta-feira de cinzas, no momento em que recebemos as cinzas que são postas na testa pelas mãos do celebrante, ouvimos o seguinte apelo da Igreja: “convertei-vos e crede no Evangelho. Ouçamos a voz de Deus e façamos o nosso mergulho no mais intimo do nosso ser para conversão do coração, pois:” No tempo favorável, eu te ouvi, e no dia da salvção,vim em teu auxílio. Eis agora o tempo favorável, o dia, o dia da salvação”.(2 Cor 6,2).Deus faz-nos um constante apelo à conversão.
Abstinência, jejum e oração são instrumentos essências que nos levam à conversão.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

CHEIO DE FAVOS DE MEL

 Comece hoje mesmo a falar palavras agradáveis para que a sua alma encontre paz e o seu corpo fique curado. Lembra-se daquele dia que acordou com dores de cabeça? Ou quando fica nervoso e a sua cabeça fica a doer? Pois é! Esses são os sintomas que geralmente sentimos quando ouvimos palavras amargas. E como se tira essa dor do nosso corpo?
Temos que começar o dia a ler a palavra de Deus, falando com Ele ponde-lhe todos os nossos problemas, na certeza de que Ele nos ouve que nos liberta de todos os nossos problemas. Quando passamos a confiar em Deus tudo há nossa volta começa a dar certo! Os estudos, o emprego, os amigos, a família o casamento, o namoro e tudo o que nós desejamos. Só depende de nós e das nossas palavras. As nossas palavras têm poder, é como uma semente que se semeia e com o tempo cresce e dá os seus frutos. Vamos plantar palavras positivas pensar positivo. O negativismo não nos leva a lado nenhum pelo contrário só nos leva há derrota. A cura do corpo é importante mas a cura da alma mais importante é, porque se a nossa alma está curada, consegue-se ter uma vida calma, uma vida tranquila, uma vida de tolerância paz e amor, apesar dos sofrimentos físicos. Quando parece que tudo está perdido, se tivermos fé é meio caminho andado para uma vida de esperança, uma vida de libertação. Nunca é tarde para começarmos uma vida nova.
Tenha um óptimo fim-de-semana cheio de favos de mel para adoçar cada dia da sua vida……   

domingo, 12 de fevereiro de 2012

VEM SENHOR JESUS,E SE QUISERES PODES CURAR-ME

A vida humana tem momentos de grande alegria mas é também confrontada com situações de muito sofrimento físico, causado por doenças: sofrimento moral, radicado no abandono, ou sofrimento social, provocado por marginalizações. É perante o sofrimento humano que se torna mais urgente a solidariedade. Nos tempos que correm são muitas as pessoas que se sentem sós, principalmente os idosos que muitas vezes são postos de lado como se põe uma peça de roupa, que já não serve para nada. As doenças, também muitas vezes aparecem de surpresa e quando isso nos acontece sofremos de preocupação. Hoje há mesmo novas «lepras» que atingem multidões: os cancros, os acidentes vasculares, as crises cardíacas, Alzheimer ou de Parkinson. Todas estas situações são motivo de sofrimento e angústia. Quem se sente marcado pela dor, tem vontade de gritar: Vem Senhor Jesus e se Quiseres podes curar-me. A doença nunca é um castigo de Deus, nem pode ser querida por Deus, porque Deus é Pai e um pai não quer o sofrimento dos seus filhos nem nunca os abandona. O mesmo se dá com a pobreza e a exclusão social. Hoje há inúmeras pessoas marcadas pela exclusão social. Os sem-abrigo, os pobres, a viverem em barracas sem condições nenhumas de habitabilidade, os deficientes, sem solução para o seu problema, os ex-reclusos, os desempregados e tantos excluídos sociais que estão à beira do caminho a pedir aos cristãos que os reintegrem na sociedade. Há hoje até novos pobres que se auto-excluem por terem vergonha da situação difícil em que caíram. Jesus pede-nos que todos juntos lutemos para que esta lepra seja banida da sociedade. Será que nós cristãos somos capazes de ter atitudes novas perante as dificuldades dos outros? Que Deus nos ajude e tenha piedade de nós.   

sábado, 4 de fevereiro de 2012

O LIVRO DE JOB

 Quem conhece o Antigo Testamento sabe que o Livro de Job conta uma história, a vida de um homem que vai conquistando tudo na vida, bens, influências, poder social, com uma família extraordinária, campos muito férteis e numerosos amigos. Acerta altura, começa a perder tudo. Morrem-lhe os filhos e a mulher, as tempestades e as secas destroem-lhe os campos, e os amigos abandonam-no. É nesta altura que ele faz um lamento que é a descrição do seu infortúnio:”A vida não passa de um sopro e os meus olhos não mais verão a felicidade.”Job nos limites da natureza humana; porem não perde a sua fé em Deus, pelo contrário apesar de ficar sem absolutamente nada, ele continua com uma fé inabalável. Os mesmos amigos que acompanharam Job na altura em que ele tinha tudo, foram os mesmos que o abandonaram quando ele mais precisava de ajuda. Mas Job dizia: eu sei que o meu Redentor vive e encontrar-me-ei com Ele face a face. Ao reflectir sobre este texto verifiquei que é precisamente o que se passa ainda hoje, se estamos bem na vida, não nos falta amigos, mas se a vida começa a ser madrasta para connosco, os amigos desaparecem. Nessa altura o que precisamos é de ter a nossa fé em Deus bem viva, para que possamos ultrapassar todas as dificuldades que possam aparecer na nossa vida.