sexta-feira, 27 de abril de 2012

EU SOU O BOM PASTOR

 Todos nós temos as nossas figuras de referências, os nossos heróis, os nossos mestres, os nossos modelos. É a figura desse tipo que, utilizando a imagem do Evangelho do quarto Domingo da Páscoa, poderíamos chamar o nosso “PASTOR”…É Ele que nos aponta caminhos, que nos dá segurança, que está ao nosso lado nos momentos de fragilidade, que condiciona as nossas opções, que é para nós uma espécie de modelo de vida. Para o cristão, o “Pastor” por excelência é Cristo. É Nele que devemos confiar, é à volta Dele que nos devemos juntar, são as suas indicações e propostas que devemos seguir. O nosso “ Pastor” é de facto, Cristo. Reparemos na forma como Cristo desempenha a sua missão de “ Pastor” Ele não atua por interesse; Ele não foge quando as ovelhas estão em perigo, mas defende-as, preocupa-se com elas; ao ponto de dar a vida por elas Ele mantem com cada uma das ovelhas uma relação única, especial, pessoal conhece os seus sofrimentos, dramas sonhos e esperanças. As “qualidades” de Cristo, o Bom Pastor, aqui enumeradas, devem fazer-nos perceber que podemos confiar incondicionalmente Nele e entregar, os nossos receios, a nossa vida nas suas mãos. Este “ jeito” de atuar de Cristo deve ser referência para todos que têm responsabilidades na condução das Comunidades das Dioceses e todos a quem foram confiadas as suas ovelhas.
    



domingo, 15 de abril de 2012

SÃO TOMÉ E A SUA INCREDULIDADE.

 São Tomé era um dos doze apóstolos que seguia Jesus e assistiu a tudo quanto aconteceu a Jesus. O Senhor o chamou dentro da sua realidade, com suas fraquezas e até com suas crises de fé. Nosso Senhor Jesus revelou-nos coisas maravilhosas através de São Tomé: “Tomé disse a Jesus, nós nem sabemos para onde vais, como poderíamos saber o caminho?” Jesus disse-lhe: Eu sou o caminho a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai a não ser por mim” (jo 14,6). Tomé nunca teve medo de expor a realidade de sua fé e de sua razão, que queria saber cada vez mais e melhor. Quando Jesus apareceu aos apóstolos ao ressuscitar, Tomé não estava ali, e aí encontramos seu testemunho: “Oito dias depois, os discípulos encontravam-se reunidos na casa, e Tomé estava com eles. Estando as portas fechadas, Jesus entrou, põe-se no meio deles e disse “A paz seja convosco”. Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado e não sejas incrédulo, mas cré”. Tomé respondeu.” MEU SENHOR E MEU DEUS”. Será que você para acreditar em DEUS tem que o ver ou sentir tocando-o?Disse o Senhor.”Feliz é aquele que acredita sem ver. O Papa São Gregório Magno meditando essa realidade de São Tomé diz.”A incredulidade de Tomé não foi um acaso, mas prevista nos planos de Deus. O discípulo, que duvidando da ressurreição do Mestre, pôs as mãos nas chagas do mesmo, curou com isso a ferida da nossa incredulidade”. Segundo a tradição, Tomé teria ido, depois de Pentecostes, evangelizando pelo Oriente e India onde morreu testemunhando a sua fé por lanças de quatro soldados. Jesus também foi ferido por uma lança de um soldado. Em Deus nada acontece por acaso.
SÃO TOMÉ  PEDI A JESUS POR NÓS, PARA QUE SEJAMOS CRENTES E NÃO INCRÉDULOS.     


domingo, 8 de abril de 2012

José de Arimateia

 José de Arimateia era assim conhecido por ser da Arimateia, Cidade da Judeia. Homem rico justo e bom era senador da época, era membro do Sinédrio, o colégio dos mais altos magistrados do povo Judeu. Era simpatizante do movimento liderado por Jesus mas não queria que se soube-se por medo dos Judeus. Apesar de ser um seguidor secreto de Jesus, na hora certa, deu a cara foi ter com Pôncio Pilatos, e pediu que lhe entrega-se o corpo de Jesus, ao contrário dos discípulos de Jesus que nada fizeram para que o corpo de Jesus fosse sepultado com dignidade. Pôncio Pilatos entregou-lhe o corpo de Jesus. Foi embalsamado embrulhado num lençol de linho novo que José tinha com ele para esse efeito, que é conhecido como Santo Sudário. Sepultou num sepulcro que tinha sido feito de sexta-feira santa para sábado Santo, a 30 metros do local onde Jesus foi crucificado e fechou com uma pedra bastante grande, de onde ressuscitou após três dias depois da morte. Após a retirada do corpo de Jesus, José foi preso por seguir a doutrina DELE; ficou muitos anos preso. Caifás queria que ele ficasse preso até morrer, mas como José era muito esperto para os negócios lucrativos, o governador depois de conversar com Pôncio Pilatos e com os membros do Sinédrio, resolveu solta-lo. José de Arimateia além de trazer riquezas para a sua região, aproveitou o útil ao agradável, aproveitando as viagens para divulgar os ensinamentos de Jesus Cristo. Segundo alguns relatos José de Arimateia ficou entregue ao lençol onde Jesus foi envolvido, e do Cálice da Santa Ceia, levando-o para a Europa. Este Cálice ficou conhecido como o Santo Braal.
José de Arimateia é venerado como Santo Católico no dia 31 de Agosto.         

sexta-feira, 6 de abril de 2012

MEU POVO QUE MAL TE FIZ EU?

 Libertei-te da terra do Egito e tu preparaste uma cruz para o teu Salvador. Meu povo, que mal te fiz EU? Em que te contristei? Responde-me. Por tua causa flagelei os egípcios e os seus primogénitos e tu entregaste-me para ser flagelado. Libertei-te do Egipto, submergindo o faraó no mar vermelho e tu entregaste-Me aos príncipes dos sacerdotes. Meu povo, que mal te fiz EU? Em que contristei? Responde-me.
Abri o mar diante de ti e tu abriste-Me o peito com uma lança. Caminhei à tua frente como nuvem luminosa, e tu levaste-Me ao pretório de Pilatos. Alimentei-te com o maná no deserto e tu feriste-Me com bofetadas e açoites. Meu povo que mal te fiz EU? Em que te contristei? Responde-Me.
Dei-te de beber a água salvadora que saiu do rochedo e tu deste-Me fel e vinagre. Por tua causa feri os reis de Canã e tu com uma cana feriste-Me a Cabeça. Dei-te o ceptro real e tu colocaste-Me na cabeça a coroa de espinhos. Meu povo que mal te fiz EU? Responde-me. Pelo meu poder elevei-te acima dos povos e tu levantaste-Me no patíbulo da cruz. Meu povo, que mal te fiz EU? Em que te contristei? Responde-Me. Há 2.ooo anos Jesus dizia estas palavras ao povo de então. E atualmente continua a dizer precisamente as mesmas palavras e a fazer as mesmas perguntas. QUE MAL TE FIZ EU para me tratares da maneira que me tratas todos os dias da tua vida? Façamos a pergunta a nós mesmos, que tenho feito eu para diminuir o sofrimento de Jesus? Alguma coisa mudou em mim? Sexta-feira Santa dia em que nos recorda a paixão e morte de Jesus Cristo para libertação de toda a humanidade; façamos uma reflexão bem aprofundada para que os erros que se cometeram não se repitam, para que haja paz e amor em todos os corações. E acima de tudo amemo-nos uns aos outros como ELE nos amou e continua a amar apesar das nossas imperfeições.