quarta-feira, 27 de junho de 2012

São Pedro, pescador Apostolo,e primeiro Papa.

São Pedro, cujo nome de nascimento era Simão, nasceu em Betsaida na Galileia. Filho de Jonas, era pescador e casado. André seu irmão, encontrou Jesus e comentou com Pedro, que significa pedra, rocha. A partir deste dia, Pedro deixou de ser pescador de pexes para ser pescadores de homens. Pedro tinha temperamento impulsivo, mas uma imensa generosidade e um grande amor ao Mestre. E Jesus coloca-o em evidência sempre marcando-o como o futuro chefe da Igreja. Em Cesareia de Filipe, Jesus disse a Pedro: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos céus, e tudo que ligares sobre a terra será ligado também no céu, e tudo que desligares na terra será também desligado no céu. Os primeiros 10 capítulos dos atos dos apóstolos descrevem a atuação marcante do apóstolo Pedro, o grande líder da comunidade cristã após a morte, de Jesus integra Matias ao colégio dos apóstolos para substituir Judas: faz o primeiro discurso no dia de Pentecostes, convertendo 3 mil pessoas; e realiza o primeiro milagre, curando o homem coxo. Também é ele o primeiro a ser preso como responsável pela nova religião e quem convoca o primeiro concílio dos apóstolos, tomando a palavra no conclave.

Segundo a tradição, mais tarde Pedro foi para Antioquia, onde permaneceu sete anos na direção da Igreja, e de lá seguiu para Roma, onde permaneceu até a morte, em 29 de Junho do ano 67 quando foi crucificado de cabeça para baixo por não se achar digno de morrer como o seu Mestre. Foi sepultado onde hoje está a maior igreja do mundo: a Basílica do Vaticano.

Add caption

A Basílica de são Pedro é a maior Igreja de Cristandade ao longo da História.




quarta-feira, 20 de junho de 2012

AS FESTAS DE SÃO JOÃO


  As comemorações das festas de São João como toda gente sabe, ocorrem no mês de Junho a 24 data do nascimento de São João Batista primo de JESUS. Os historiadores acreditam que João teria nascido sete anos antes de Cristo. No dia do seu nascimento, sua mãe Isabel, teria mandado erguer um mastro iluminando-o com uma fogueira para que sua prima Maria, vendo aquele sinal, soubesse que seu bebé havia ter nascido. Daí teriam vindo as tradições de se acender fogueiras, erguem-se mastros em homenagem ao santo. A tradição conta também que Maria teria ido logo visitar o recém-nascido João Batista, levando-lhe como oferenda um feixe de folhas secas perfumadas, flores e uma capelinha, que hoje são também símbolos das festividades. Na noite de 23 para 24 ouve-se estalar foguetes levantam-se mastros lançam-se balões. Os mastros sustentam uma bandeira que pode ter dois formatos, em triângulo com a imagem dos três santos ou em forma de caixa, com apenas a figura de São João com o cordeirinho. Os balões há quem diga que tem como objetivo afugentar o inimigo. As fogueiras estão relacionadas com a teoria da purificação.  

MILAGRES DE SANTO ANTÓNIO

Diz a tradição que Santo António operou muitos milagres. Como por exemplo: Estava uma vez meditando à beira mar, os peixes ter-se-iam reunido a seus pés para o escutar. Teria restaurado um campo de trigo maduro para a colheita que fora devastado pela multidão que o seguia. Teria protegido milagrosamente seus ouvintes da chuva que caía durante um sermão, e uma mulher impedida pelo marido de ir ouvi-lo, pôde escuta-lo a quilómetros de distância. Outros milagres populares, como o do herege que não acreditava da presença de Deus vivo na hóstia consagrada. O herege disse que só acreditava se pusesse a mula presa sem comer durante três dias e depois de três dias soltava a mula e se a mula honrasse a presença de Deus vivo na hóstia consagrada em detrimento de uma ração de aveia, então aí acreditava. Assim que a mula foi liberta do seu cercado faminto, desviou-se da ração e ajoelhou-se diante da Hóstia consagrada que o Santo lhe mostrava. Restaurou o pé amputado de um jovem. Soprou na boca de um noviço, para expulsar as tentações que sofria confirmando-o em sua vocação. Quando hereges colocaram veneno na sua comida para verificar a sua santidade, o Santo fez o sinal da cruz sobre o alimento, comeu-o e nada sofreu, para vexame dos seus tentadores. Outro milagre famoso trata-se da aparição do Menino Jesus ao Santo durante as suas orações. Também é bastante conhecido um milagre ocorrido durante a sua pregação diante do Papa cardeais e clérigos, e gente de várias nações, quando com grande discernimento sobre algumas questões teológicas; todos ouviram a sua pregação na sua própria língua materna. Diante de tão assombroso fenómeno que parecia uma reedição do Pentecostes Bíblico, o papa o teria chamado de “Arca do testamento, arsenal da Sagrada Escritura.” Sobre Santo António muita coisa há a dizer! (Aceita-se oficialmente a data de seu nascimento de 15 de Agosto de 1195, e faleceu a 13 de Junho de 1231. Os seus restos mortais estão na basílica de Pádua. Foi proclamado Doutor da Igreja pelo Papa PIO XII em 16 de janeiro de 1946.
Santo António de Lisboa rogai por nós.    

domingo, 10 de junho de 2012

            DEIXA OS ESPINHOS EM PAZ
Muitos ao longo da vida, concentram-se nos seus erros, fracassos e desapontamentos, e enchem assim o coração de dor e desânimo. Uma Senhora que passava por uma crise destas, e que se encontrava profundamente angustiada, escreveu a alguém pedindo uma palavra de encorajamento. À noite antes de a pessoa a quem ela escreveu ter recebido a carta, sonhou que estava num jardim, e alguém que parecia ser o proprietário do jardim conduzia - a pelos seus caminhos. Ela colhia as flores e deleitava-se a sentir o seu aroma ela ia ao meu lado, chamou a minha atenção para algumas silvas invisíveis que estavam a impedir o seu caminho. Ali estava ela, lamentando-se e queixando-se. Não andava no caminho seguindo o guia, mas estava a caminhar por entre as silvas e os espinhos.”Ó, ”lamentava -se, “não é uma pena que este belo jardim esteja estragado com espinhos? “então o guia disse: “Deixa os espinhos em paz, pois eles só te vão magoar. Colhe as rosas, os lírios e os cravos.”Não tem havido ocasiões felizes na tua experiência? Não tens tido algumas ocasiões maravilhosas quando o teu coração vibrou com alegria em resposta ao Espírito de Deus? Quando olhas em retrospetiva os capítulos da experiência da tua vida, não encontras aí algumas páginas agradáveis? Não estão as promessas de Deus, como as lindas flores, crescendo junto da tua vereda por todos os lados? Não permitirás que a sua beleza e delicadeza encham o teu coração de alegria? As silvas e os espinhos apenas te ferirão e afligirão; e se tu apenas colheres estas coisas, e as apresentares a outros, não estás tu, além de menosprezares a bondade de Deus, a impedir que os que estão à tua volta andem na vereda da vida? Não é sábio reunir todas as lembranças desagradáveis de uma vida passada- as suas falhas e os seus desapontamentos- falar delas afligir-se por elas até que fiquemos abatidos pelo desânimo. Uma pessoa desanimada está cheia de medos, excluindo a luz de Deus do seu próprio coração e lançando uma sombra no caminho dos outros. Graças a Deus pelas cenas agradáveis que Ele nos tem apresentando. Reunamos as abençoadas certezas do seu amor, para que possamos olhar para elas continuamente. O Filho de Deus deixando o trono do Pai, vestindo a Sua divindade com a humanidade, para que pudesse resgatar o homem do poder de Satanás; o Seu triunfo em nosso favor, abrindo o Céu aos homens, revelando à visão humana o lugar onde a Divindade manifesta a Sua glória; a raça caída, erguida do abismo da ruína para dentro do qual o pecado a tinha atirado, e posta de novo em união com o infinito Deus, e tendo suportado o teste divino pela fé no nosso Redentor, vestido com a justiça de Cristo, e exaltada ao Seu trono – estas são as cenas que Deus deseja que contemplemos. Quando parece que duvidamos do amor de Deus e desconfiamos das Suas promessas, nós desonramos e ofendemos o Seu Santo Espirito.         

sexta-feira, 1 de junho de 2012

SANTISSIMA TRINDADE E SANTO AGOSTINHO

Santo agostinho, grande teólogo e doutor da Igreja, tentou e esforçou-se exaustivamente por compreender e desvendar este enigma. Após muito tempo de reflexão, esforço e trabalho, chegou à conclusão que nós devido à nossa mente extremamente limitada, nunca poderíamos compreender e assimilar plenamente a dimensão (infinita) de Deus somente com as nossas próprias forças e o nosso raciocínio. Conclui que a compreensão plena e definitiva deste grande enigma só é possível, quando na vida eterna, nos encontrarmos no Paraíso com o Pai, o Filho e o Espirito Santo. As três pessoas da Santíssima Trindade estabelecem uma comunhão e união perfeito modelo transcendente para as relações interpessoais. Elas possuem a mesma natureza divina, a mesma grandeza, sabedoria, poder, bondade e santidade, mas em algumas vezes, certas atividades são mais reconhecidas em uma pessoa do que em outra. As funções, suas principais atividades desempenhadas e o seu modo de operar, está registado nas Sagradas Escrituras e claramente resumido no credo.
Pai: não foi criado nem gerado. É o “princípio e o fim, princípio sem princípio “da vida e está em absoluta comunhão com o filho e com o Espirito Santo. Foi o Pai que enviou o seu Filho, Jesus Cristo, para a salvar-nos da morte espiritual, pelo sacrifício até à morte. Isto revela o amor infinito de Deus sobre os homens e o não abandono aos seus filhos adoptivos.O Pai, a primeira pessoa da Santíssima Trindade, é considerada como o pai eterno e perfeito. É atribuído a esta pessoa divina a criação do mundo.
Filho: Eterno como o pai e consubstancial (pertencente à mesma natureza e substância) a Ele. Não foi criado pelo Pai, mas gerado na eternidade da substância do Pai. Encarnou-se em Jesus de Nazaré, assumindo assim a natureza humana. O filho, a segunda pessoa da Trindade, é considerado como o Filho Eterno (Filho sob a ótica humana no sentido de que se tornando homem, deixou sua divindade, tornando-se totalmente dependente de Deus), com todas as perfeições divinas: a Ele é atribuída a redenção (salvação do mundo). Espirito Santo: Não foi criado nem gerado. Esta pessoa divina personaliza o amor íntimo e infinito de Deus sobre os homens, segundo a reflexão de Santo Agostinho. Manifestou-se primeiro no Batismo e na transfiguração de Jesus e plenamente revelado no dia de Pentecostes, habita nos corações dos fiéis e estabelece entre estes e Jesus uma comunhão íntima, tornando-se unidos num só corpo.
O Espirito Santo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade é considerado nexo do amor. Atribui-se a esta pessoa divina a Santificação da Igreja e do mundo com os seus dons.
VINDE ESPIRITO SANTO SOBRE NÓS, E RENOVAI A FACE DA TERRA,AMEM.