quinta-feira, 27 de setembro de 2012

                 PAI DOS POBRES
São Vicente de Paulo foi o criador de muitas obras de amor e caridade. Sua vida é uma história de doação aos irmãos mais pobres e de amor a Deus. Existem diversas biografias suas, mas sabemos que nenhuma delas conseguirá descrever com total fidelidade o amor que tinha por seus irmãos necessitados. Muitos acham que a maior virtude de São Vicente de Paulo é a caridade, mas a sua humildade suplantava essa virtude. Sempre buscava o bem da Igreja. São Vicente de Paulo foi o pai dos pobres e um reformador do clero. Basta dizer que as conferências Vicentinas, fundadas por António Frederico Ozanam e seus companheiros, em 23 de Abril de 1833,foram inspiradas por ele. Espalhadas no mundo inteiro, vivem permanentemente de seus exemplos e ensinamentos.
Segundo São Francisco de Sales, São Vicente de Paulo era o “padre mais santo do século”. Faleceu em 27 de Setembro de 1660 e foi sepultado na capela-mãe da igreja de São Lázaro, em Paris. Foi canonizado pelo Papa Clemente XII em 16 de Junho de 1737. Em 12 de Maio de 1885 é declarado patrono de todas as obras de caridade da Igreja Católica, por Leão XIII.
SÃO VICENTE DE PAULO TU QUE FOSTE PAI DE TODOS OS POBRES, ROGAI POR NÓS E AJUDAI TODAS AS PESSOAS QUE HOJE SÃO CARANCIADAS DE PÃO PARA O CORPO E PARA A ALMA.     

domingo, 23 de setembro de 2012

SER CRISTÃO EXIGE A RADICALIDADE
Este Domingo dia 23 XXV do Tempo Comum a Palavra de Deus convida-nos ir à procura do essencial. Não basta dizer que se é cristão. Importa o que nos torna cristãos. A resposta aparece em três dimensões: viver na justiça supõe enfrentar e vencer todas as situações de impiedade. O Livro da Sabedoria chega a dizer que os ímpios provocam os justos, numa tentativa de que se afastem da justiça. O cristão porém aceita identificar-se com Deus.
Procurar a reconciliação é a preposta de São Tiago. Deixar as guerras, vencer as rivalidades, procurar a paz em todas as circunstâncias, é o caminho normal do cristão comprometido. Foi o próprio Jesus quem o disse ao enviar os setenta e dois discípulos a todas as cidades: “Em qualquer casa onde entrardes dai a paz”. É missão do cristão conseguir a reconciliação. Tudo isto porem, só é possível numa certa radicalidade. Se o Filho do Homem veio para morrer e ressuscitar, cada cristão para segui-Lo, têm de levar a sua cruz e ter o espirito simples como o das crianças.       

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

  MEU NOME É ESPERANÇA
Quando a dor chegar para você, serei a promessa de alívio e renovação. Se o cenário se converter em noite escura, serei a Estrela-Guia para o rumo certo. Quando a fadiga se apresentar, serei o abrigo seguro e específico. Quando os conflitos se fizerem presentes serei a indicação para a calma e a fraternidade. Em todos os momentos, desejo ser sua companheira fiel.
Sou amiga de todos, embora quase sempre encontre guarida entre os crentes e os idealistas.
Hoje bato à porta. Não me recuse morada em seu coração.
Onde chego, renovo os pensamentos e vivifico a certeza no futuro melhor. Sou irmã do otimismo e filha da confiança de Deus.
Agora sou também sua irmã. Dê-me a sua mão venha comigo.
O MEU NOME É ESPERANÇA.     

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

       SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS
Santuário de Nossa Senhora dos Remédios em Lamego, começou a ser construído em 1750, e terminou em1905. Ocupando o monte onde existiu desde o século XIV,uma capela dedicada a Santo Estêvão. A capela ameaçava ruina e foi mandada construir uma nova Igreja, pelo bispo da cidade, onde foi colocada também a imagem da virgem com o menino ao colo. Com o tempo, a devoção a Santo Estêvão foi decaindo e cresceu a dedicação à virgem, que era o alvo das preces de quem padecia de males e necessitava da ajuda, dando origem desta forma à devoção à Senhora dos Remédios. Este santuário, cujas as festas principais se realizam nos dias seis a oito de Setembro, tem fachada do templo com marcas de estilo barroco, é ladeada por torres sineiras, no interior o altar-mor ostenta a imagem de Nossa Senhora dos Remédios, esculpida em madeira, e três vitrais com as imagens de Nossa Senhora da Conceição, do Sagrado Coração de Jesus e da Anunciação. Os altares laterais são dedicados aos pais da virgem, as paredes são cobertas por azulejos com imagens da vida da virgem. A escadaria de acesso ao santuário, com 686 degraus, que são subidos por muitos de votos de Nossa Senhora dos Remédios de joelhos, até ao santuário. Tem vários patamares onde se encontram os reis de Israel, e na base da escadaria, quatro figuras representam as quatro estações do ano.
QUE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS INTERCEDA AO SEU DIVINO FILHO POR TODOS NÓS. 

sábado, 1 de setembro de 2012

SETEMBRO MÊS DA BÌBLIA

                  SETEMBRO MÊS DA BÍBLIA
Este mês foi escolhido pela Igreja porque no dia 30 é o dia de São jerónimo (ele nasceu no ano de 340 e faleceu em 420 dc.) São Jerónimo foi um grande biblista foi ele quem traduziu a Bíblia dos originais (Hebraico e grego) para o latim que naquela época era a língua falada no mundo e usada na liturgia da Igreja. A Bíblia é hoje o único livro que está traduzida praticamente em todas as línguas do mundo e que está em quase todas as casas. Serve de” alimento espiritual “para a Igreja e para as pessoas e ajuda o povo de Deus na sua caminhada em busca de construir um mundo melhor.
Senhor, Tua Palavra é lâmpada para os meus pés luz para o meu caminho! (Salmo 119, 105)