quarta-feira, 15 de maio de 2013


               ESPÍRITO SANTO PARÁCLITO
 Todos nós sabemos que Jesus usava palavras e imagens populares, durante as suas pregações, com intenção de que o povo mais simples o conseguisse entender. Assim falou do Espírito Santo, chamando-O de Paráclito. Esta palavra vem do Grego e significa mais ao menos isto:
“Aquele que fica ao lado”
Este termo, Paráclito  vinha já dos tempos antigos e era uma palavra usada nos tribunais. Naquela época os acusados não tinham advogados de defesa e nem de acusação. Eles mesmos tinham que se defender sozinhos. Acontecia porém como era de esperar que muitas pessoas mesmo sendo inocentes, não conseguiam provar que o eram. Muitos deles eram condenados injustamente. O corria porém, que essa situação podia ser mudada, caso houvesse alguém presente na assembleia, que fosse uma pessoa com credibilidade com uma fama irrepreensível isenta de qualquer erro, esta pessoa podia interceder por quem estava a ser acusado. Deste modo, esta pessoa levantava-se e ia ao encontro do acusado, colocando-se ao seu lado, sem sequer dizer uma palavra, mas a sua presença, com sua fama honesta e verdadeira, bastava para garantir de que o acusado era inocente. Esta pessoa era conhecida nos tribunais como Paráclito, ou seja, como aquele que se coloca ao lado, e que intercedia.
Agora entendemos porque é que Jesus chamou o Espírito Santo de Paráclito e prometeu que Ele é e será sempre o nosso Defensor. Não precisamos de temer o mal ou as tempestades que surjam nas nossas vidas porque temos a promessa de Jesus que nunca estamos sozinhos e JESUS cumpre sempre com as suas promessas: “EU ROGAREI AO PAI, E ELE VOS DARÁ OUTRO PARÁCLITO,PARA QUE FIQUE ETERNAMENTE CONVOSCO. É O ESPÍRITO DA VERDADE, QUE O MUNDO NÃO PODE RECEBER, PORQUE NÃO O VÊ NEM O CONHECE MAS VÓS O CONHECEIS, PORQUE PERMANECERÁ CONVOSCO E ESTARÁ EM VÓS».
Oração ao Espírito Santo:  Espírito Santo alma da minha alma, eu vos adoro eu vos adoro…iluminai-me, guiai-me fortalecei-me, consolai-me, dizei-me o que fazer, dai-me as vossas ordens. Prometo submeter-me a tudo o que desejais de mim, e aceitar tudo o que permitirdes que me aconteça. AMÉM.