terça-feira, 16 de dezembro de 2014

E O VERBO SE FEZ HOMEM E HABITOU ENTRE NÓS.

E nós vimos a sua glória, glória que LHE vem do Pai, como filho único, cheio de graça e de verdade.
O Verbo do Pai, e segundo Pessoa da Trindade, a Palavra criadora habita entre nós, toma carne humana , nasce de uma Virgem de Nazaré. Tudo começa nesta bendita Encarnação, pois a partir dela se seguem todos os outros dons e mistérios.
O Verbo encarnou e habitou entre nós, cheio de graça e de glória. Ele é o Filho bem- amado do Pai. Viver bem este tempo do advento, tempo de esperança, é caminhar dia após dia abrindo o nosso coração para que Jesus sinta acolhimento dentro do nosso coração, esperando que Ele apareça aos nossos olhos mortais. Queremos vê-Lo como O viram os pastores e os magos. Ele nasceu no meio de nós, um como nós, expecto  no pecado. Ele vai ser a vida da nossa vida, nossa pérola, nosso tesouro, nosso encanto.


segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

              (SÃO JOSÉ GRANDE FIGURA DO ADVENTO)
São José, por causa do seu eloquente silêncio,_ no Evangelho não aparece uma única palavra dita por ele- é uma figura maravilhosa, encantadora. Escolhido com a missão de ser o esposo casto da Virgem Maria e portanto, o pai adotivo de Jesus, o Verbo do Pai feito carne, São José, apesar de não entender muitas coisas, aceita com coragem e audácia a sua vocação e missão. E não é pequena a missão de ser esposo casto da Virgem e cuidar, como pai, do próprio Filho de Deus. Que admirável  vocação!!!  Na trajetória destes insondáveis desígnios, José sabe aceitar com amor e total disponibilidade o querer divino. Aceita a palavra do Anjo, ouvida num sonho, e toma Maria para sua esposa. É ele que vai acompanhar  nos meses de gestação de Jesus, e que vai com Ela até Belém, onde a Virgem, dará à luz no presépio. Tudo feito com muito amor, carinho, e delicadeza, respeito, aceitação dos planos divinos. São José, segundo o Evangelho de Mateus, é convidado a fugir para o Egipto com o Menino e a Mãe, para salvar a criança do ódio de Herodes. Depois voltará para Nazaré e é com Ele que Jesus aprende a profissão. Não é por acaso que lhe chamam o« filho do carpinteiro». Com José temos muitas lições a aprender que nos ajudarão a viver o Advento: silêncio e recolhimento que nos centra em Deus e nos seus mistérios; adesão total á vontade divina mesmo quando não entende e os caminhos são complicados e  difíceis; amor a Maria e a Jesus que lhe enchem o coração de ternura e de carinho; preparação de tudo o que era necessário para bem acolher o nascimento do Verbo do Pai. Vive para Jesus e Maria, encanta-se poder servir. Com José, preparemos o Natal, vivendo um bom advento em oração e na plena adesão  à vontade de Deus, que exige a conversão do coração e da vida.