quinta-feira, 10 de outubro de 2019

                                              O GRANDE MILAGRE DE LANCIANO:


Lanciano era uma pequena cidade italiana a 200 Km a Sudeste de Roma e a quatro da autoestrada Pescara-Bari. Foi aí que no século VIII, ou seja há 1200 anos (quatrocentos anos antes da independência de Portugal), teve lugar um extraordinário milagre eucarístio.
Na Igreja de São Legonziano, durante a celebração da Santa Missa, um monge basiliano daquele convento começou a duvidar se a hóstia estaria verdadeiramente o Corpo de Cristo e no cálix o seu Sangue. Foi então que se realizou o milagre. A hóstia grande tornou-se repentinamente Carne e o vinho consagrado mudou-se em verdadeiro Sangue. Oiçamos o relato deste prodígio por Sebastião de Rinalde em 1631:
"Na nossa cidade, pelo ano de 700 havia um mosteiro de São Legonciano, onde viviam os Frades de São Basílio, hoje convento de São Francisco.Um monge pouco firme na sua fé, mas versado nas ciências do mundo e ignorante nas de Deus, duvidava dia após dia de que na Hóstia Consagrada estivesse presente o verdadeiro Corpo de Cristo e no vinho o seu verdadeiro Sangue.
Não sendo abandonado pela graça divina da oração contínua, pedia sem desfalecimento ao Senhor que lhe tirasse do coração esta ferida que afligia a sua alma. O bom Deus, Pai de misericórdia e de toda a consolação, dignou-se tirá-lo desta escura treva, dando-lhe a mesma graça que concedeu ao apostolo Tomé.
Certa manhã, no meio do Sacrifício  Eucarístico, depois de ter pronunciado as palavras Santíssimas da Consagração, enquanto se encontrava mais que nunca submerso no seu antigo erro viu o pão mudado em Carne e o Vinho em Sangue. Horrorizado e confuso perante tão grande milagre permaneceu muito tempo como que transportado em êxtase. Finalmente o terror deu lugar à alegria espiritual que invadia a sua alma. Com o rosto radiante, mas banhado em lágrimas, voltou-se para os fieis que o rodeavam e disse: Ó felizes assistentes, a quem Deus bendito, para confundir a minha incredulidade quis revelar-se neste Sacramento Santíssimo e tornar-se visível aos nossos olhos!
Vinde irmãos, e vede o nosso Deus que se fez semelhante a nós. Esta é a Carne e o Sangue de Nosso muito amado SENHOR JESUS.
No dia 13 de Abril de 1713, as preciosas relíquias foram encerradas numa custódia de prata dourada, na parte superior, entre dois cristais, está a hóstia de Carne. Na inferior as cinco gotas de sangue coagulado,numa espécie de copo de cristal.
Dos lados, dois anjos seguram duas fitas de oiro, onde se lêem estas palavras em latim: Tantum Ergo Sacramentum veneremur cernui = inclinados profundamente, veneremos tão grande Sacramento. A custódia está exposta no altar-mor da igreja onde continuamente os fiéis vêm adorar o Senhor sacramentado. Em 1904 fundou-se a Associação da Adoração Diária, para prestar o devido culto ao Sagrado Milagre.

Sem comentários:

Enviar um comentário