sábado, 3 de dezembro de 2011

O PRECURSOR

 João Batista filho do sacerdote Zacarias e de Isabel prima de Maria que viria a ser a mãe de Jesus. Zacarias estava no Templo quando um Anjo lhe trouxe a notícia que Isabel teria um filho cheio do Espirito Santo desde o momento do seu nascimento. Zacarias duvidou olhando à avançada idade dos dois, ficou mudo até ao nascimento de João. João foi considerado o precursor, Aquele que veio preparar os caminhos de Jesus Cristo o Messias o prometido.Isabel estava grávida de seis meses quando Maria sua prima a foi visitar, logo o menino lhe saltou no ventre de Isabel. A partir daí Isabel percebeu que não só estava diante de sua prima como também diante da mãe do Salvador. São João Batista era uma pessoa simples vestia-se de peles de animais e alimentava-se de gafanhotos e frutos silvestres, andava por montes e vales fazendo pregações dizendo:”Preparai-vos… vai chegar depois mim quem é mais forte de que eu, do qual eu não sou digno de me inclinar para desatar as correias das suas sandálias. Eu baptizo-vos na água, mas Ele batizar-vos-á no Espírito Santo» ” João estava numa área selvagem no Rio Jordão. Pessoas vinham de todo lado, especialmente de Judá e Jerusalém, para ouvirem João pregar e para serem batizados.Eles sabiam que estava próximo o tempo do Messias aparecer.As pessoas perguntavam:”Que fazemos?”Ele respondia:”Quem tem duas túnicas, de graça dê uma delas a alguém que não tenha nenhuma. Aquele que tem comida dê comida para alguém que não tenha de comer.”No antigo testamento encontramos personagens que se referem a João Batista. Ele é anunciado por Malaquias e principalmente por Isaías. Os outros Profetas são um prenúncio de João Batista e é com ele que a missão profética atingiu a sua plenitude. Ele é assim, um dos elos de ligação entre o novo e o velho testamento.
««São João Batista ajudai-me a fazer penitência das minhas faltas para que eu me torne digno do perdão Daquele que vós anunciastes com estas palavras.” EIS AQUELE QUE TIRA O PECADO DO MUNDO.”
São João, pregador da Penitência rogai  por nós.
São João precursor do Messias, rogai por nós.
                   

1 comentário: