segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

A virtude da Esperança

 A virtude da Esperança é uma virtude infusa por Deus na nossa alma, pela qual nós temos como certa a ajuda divina para alcançarmos o céu. Pode parecer curioso que seja necessária uma virtude só para isso, além do mais uma virtude teologal, ou seja, toda ela relativa a Deus, mas não é tão difícil entender o por quê. Sabemos que a fé nos traz um conhecimento certo de Deus. Mas este conhecimento é obscuro, ou seja, conhecemos a Deus mas não podemos ainda vê-lo. Sabemos também que a virtude da Caridade nos traz o verdadeiro amor de Deus, que esse amor já é um começo da vida eterna, e que no céu, esse amor será eterno e nos encherá de uma alegria e felicidade extrema. Mas sabemos também o quanto é difícil manter as nossas almas longe do pecado, como nós abandonamos a Deus com facilidade, perdendo o seu amor. Por isso, poderia surgir em nós uma dúvida sobre nossas possibilidades de alcançar o céu e a vida eterna. Se essa dúvida fosse muito forte, nos desanimaríamos no combate contra as nossas imperfeições e contra os nossos pecados. É justamente por isso que Deus nos dá a virtude da Esperança. Com ela sabemos que Deus nunca deixará de nos ajudar com as suas graças e sendo assim, estaremos sempre prontos para lutar contra as tentações e contra os nossos pecados. Estaremos sempre prontos a pedir perdão no confessionário, pois temos a certeza que Deus nos perdoará e nos trará novas forças para não mais pecar. Com isso fica claro que a nossa vida de virtudes nos ajuda a conquistar o céu, pois quando praticamos o bem e fugimos do mal, recebemos a recompensa de Deus. A virtude da Esperança é então, a certeza que temos da ajuda de Deus para o possuir, nesta vida pela graça santificante, e no céu, pela glória eterna.   

Sem comentários:

Enviar um comentário