sexta-feira, 1 de junho de 2012

SANTISSIMA TRINDADE E SANTO AGOSTINHO

Santo agostinho, grande teólogo e doutor da Igreja, tentou e esforçou-se exaustivamente por compreender e desvendar este enigma. Após muito tempo de reflexão, esforço e trabalho, chegou à conclusão que nós devido à nossa mente extremamente limitada, nunca poderíamos compreender e assimilar plenamente a dimensão (infinita) de Deus somente com as nossas próprias forças e o nosso raciocínio. Conclui que a compreensão plena e definitiva deste grande enigma só é possível, quando na vida eterna, nos encontrarmos no Paraíso com o Pai, o Filho e o Espirito Santo. As três pessoas da Santíssima Trindade estabelecem uma comunhão e união perfeito modelo transcendente para as relações interpessoais. Elas possuem a mesma natureza divina, a mesma grandeza, sabedoria, poder, bondade e santidade, mas em algumas vezes, certas atividades são mais reconhecidas em uma pessoa do que em outra. As funções, suas principais atividades desempenhadas e o seu modo de operar, está registado nas Sagradas Escrituras e claramente resumido no credo.
Pai: não foi criado nem gerado. É o “princípio e o fim, princípio sem princípio “da vida e está em absoluta comunhão com o filho e com o Espirito Santo. Foi o Pai que enviou o seu Filho, Jesus Cristo, para a salvar-nos da morte espiritual, pelo sacrifício até à morte. Isto revela o amor infinito de Deus sobre os homens e o não abandono aos seus filhos adoptivos.O Pai, a primeira pessoa da Santíssima Trindade, é considerada como o pai eterno e perfeito. É atribuído a esta pessoa divina a criação do mundo.
Filho: Eterno como o pai e consubstancial (pertencente à mesma natureza e substância) a Ele. Não foi criado pelo Pai, mas gerado na eternidade da substância do Pai. Encarnou-se em Jesus de Nazaré, assumindo assim a natureza humana. O filho, a segunda pessoa da Trindade, é considerado como o Filho Eterno (Filho sob a ótica humana no sentido de que se tornando homem, deixou sua divindade, tornando-se totalmente dependente de Deus), com todas as perfeições divinas: a Ele é atribuída a redenção (salvação do mundo). Espirito Santo: Não foi criado nem gerado. Esta pessoa divina personaliza o amor íntimo e infinito de Deus sobre os homens, segundo a reflexão de Santo Agostinho. Manifestou-se primeiro no Batismo e na transfiguração de Jesus e plenamente revelado no dia de Pentecostes, habita nos corações dos fiéis e estabelece entre estes e Jesus uma comunhão íntima, tornando-se unidos num só corpo.
O Espirito Santo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade é considerado nexo do amor. Atribui-se a esta pessoa divina a Santificação da Igreja e do mundo com os seus dons.
VINDE ESPIRITO SANTO SOBRE NÓS, E RENOVAI A FACE DA TERRA,AMEM.           
 

Sem comentários:

Enviar um comentário