quarta-feira, 6 de março de 2013

                            SENHOR TU ME SONDAS
Senhor tu me sondas, e me conheces. Tu conheces o meu sentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Esquadrinhas o meu andar, o meu deitar, e conheces todos os meus pensamentos. Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces. Tu me cercaste em volta, e me puseste sobre mim a tua mão. Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim; elevado é, não o posso atingir. Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da Tua presença? Se subir ao céu, tu aí estas; se fizer na mansão dos mortos a minha cama, eis que Tu ali estás também.
Se tomar as asas da aurora, se habitar nas extremidades do mar, ainda ali a tua mão me guiará e a Tua destra me sustentará. Se eu disser: Ocultem-me as trevas; torne-se em noite a luz  que me circunda; nem ainda  as trevas são escuras para Ti, mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa. Pois Tu formaste os meus rins; Vós teceste-me no ventre de minha mãe. Eu Te louvarei, porque de um modo tão admirável e maravilhoso fui formado; maravilhosas são as Tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. Os meus ossos não Te foram encobertos, quando no oculto fui formado, e esmeradamente tecido nas profundezas da terra. Os Teus olhos viram a minha substância ainda informe, e no Teu livro foram escritos os dias, sim, todos os diasque foram ordenados para mim, quando ainda não havia nem um deles. E quanto preciosos me são, ó Deus, os Teus pensamentos! Quanto é grande a soma deles! Se eu os contasse, seriam mais numerosos do que a areia; quando acordo ainda estou Contigo. Oxalá que matasses o perverso, ó Deus, e que os homens sanguinários se apartassem de mim, homens que se rebelam contra Ti, e contra Ti se levantam para o mal. Não odeio eu Senhor, aqueles que Te odeiam? E não me aflijo por causa dos que se levantam contra Ti? Odeio-os com ódio completo; tenho-os por inimigos. Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho perverso, e guia-me pelo caminho eterno.


Sem comentários:

Enviar um comentário