segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A ESPERANÇA CRISTÃ

 O mês de Novembro é um tempo muito propício para reflectirmos sobre a esperança, que está intimamente ligada ao amor (virtude pela qual amamos a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. Novembro é o mês em que celebramos a solenidade de todos os Santos, todos aqueles que nos procederam no Céu e deram testemunho radical da fé e do seguimento ao Evangelho. Também é o mês em que recordamos os nossos entes queridos que já partiram e já gozam da alegria da salvação e com os santos participam da glória de Deus.
Esperamos um dia juntar-nos a todos eles, mas até lá temos o compromisso de tornar o mundo melhor fértil para a palavra de Deus, vivendo virtuosamente.
A esperança é âncora para a nossa vida, segura e firme.              É ela que nos dá força para vivermos com mais empenho e dinamismo o amor e a fé. Assim como o amor e a fé, a esperança é infundida por Deus na alma dos fies para nos tornar capazes de agir como Seus filhos e merecer a vida eterna. Apesar de usarmos o termo esperança com diversos significados, o mais profundo está ligado à certeza de sermos salvos por Cristo, de herdarmos a vida eterna. Nós temos que viver na esperança sem nos deixar levar pelo pessimismo. A esperança protege contra o desânimo, nos momentos de fraqueza, incerteza, dúvida e cansaço. Tenha esperança em Deus pois Ele nunca nos deixa sós. A esperança traz-nos felicidade porque confiamos que a vida não acaba com a morte, mas sim continua na eternidade, onde reencontraremos os nossos entes queridos e seremos acolhidos por Deus.       

Sem comentários:

Enviar um comentário