sábado, 19 de novembro de 2011

O que é a solenidade de Cristo Rei?

 No último domingo do tempo comum celebramos a solenidade de Cristo Rei do Universo. Uma solenidade é uma grande festa, na qual celebramos por meio da missa uma verdade em particular. A solenidade a Cristo Rei começou quando o Papa Pio XI em 1925 quis comemorar a realeza de Jesus num momento em que a sociedade abandonava a fé e o ateísmo se propagava no mundo inteiro. Muitas pessoas pensavam que já não havia espaço para Deus no coração do homem. O Santo Padre queria lembrar que Cristo está presente no coração de cada ser humano e que somente Ele tem poder sobre a sociedade, a família, a cultura e todo o universo. Mas não é só nessa ocasião que comemoramos Cristo como nosso Rei. Em cada missa, fazemos memória de seu Reino em pelo menos três momentos especiais.
Depois da consagração, quando rezamos o Pai Nosso.”Venha a nós o vosso Reino!”Em seguida quando proclamamos “Vosso é o reino o poder e a glória para sempre”.E então, o que é esse Reino que celebramos em cada missa do ano? O Reino de Cristo é a sua Igreja. Cada cristão é um membro vivo da Igreja e por isso faz presente esse reino no mundo. Cada sacerdote, cada bispo, cada fiel é sinal luminoso de Cristo Rei. É onde Deus, aqui e agora, partilha sua vida divina com os homens. Nesse Reino receberemos a vida e a verdade, não a vida do mundo que é passageira. O Reino é a família de Deus, na qual todos somos chamados a fazer parte, sejam eles ricos ou pobres, santos ou pecadores. Esse Reino é a vitória de Cristo sobre o reino de Satanás. É a vitória sobre o sofrimento, a morte, a maldade, a injustiça e o pecado. Uma maneira bem concreta para manifestar a presença desse Reino nas nossas vidas é oferecer por meio da oração as diferentes atividades do dia. Por exemplo, podemos rezar um Pai Nosso quando nos levantamos ou em qualquer altura do dia.
«Que Cristo Rei reine nos nossos corações para sempre, amem.

Sem comentários:

Enviar um comentário