segunda-feira, 16 de julho de 2012

No dia 16 de julho de 1251, São Simão Stock suplicava a Nossa Senhora ajuda para resolver um problema da Ordem Carmelita, da qual era o Prior Geral. Enquanto ele rezava, a Virgem apareceu-lhe, trazendo o Escapulário nas mãos, e disse essas confortadoras palavras: “filho diletíssimo, recebe o Escapulário da tua Ordem, sinal especial da minha amizade fraterna, privilégio para ti e todos os carmelitas. Aqueles que morrerem com este Escapulário não padecerão do fogo do inferno. É sinal de salvação, amparo e proteção nos perigos, e alianças de paz para sempre”. A Igreja assumiu o Escapulário e fez dele uma das devoções mais difundidas entre o povo de Deus.
Nesta época de superstições, não é supérfluo esclarecer que o Escapulário está longe de ser um sinal “mágico” de salvação, não é uma espécie de amuleto cujo uso nos dispensa das exigências do cumprimento da palavra de Deus. Não basta por ao pescoço o Escapulário e dizer: estou salvo! É verdade que Nossa Senhora não pôs condição alguma ao fazer a sua promessa. Simplesmente afirma: “Quem morrer com o Escapulário não padecerá do fogo do inferno”. Não obstante, para beneficiar-se deste privilégio, é preciso usar o Escapulário com esta intenção. Se na hora da morte a pessoa estiver em pecado, Nossa Senhora providenciara de alguma forma, que ela se arrependa e receba os Sacramentos. E visto a misericórdia da Mãe de Deus mostra-se verdadeiramente insondável! Há alguns exemplos que atestam essa verdade. Um certo dia um jovem andava de bicicleta e de repente, foi surpreendido por um automóvel que ia contra ele, o jovem agarrou o Escapulário com toda a fé que trazia no peito, e disse: Ajudai-me minha Nossa Senhora do Carmo. E nesse momento como que por um sopro ele foi desviado do perigo. O jovem exclamou:” obrigada minha Mãe”. Este espaço torna-se muito pequeno para falar de tantos benefícios que são atribuídos á queles que usarem o Escapulário com fé. O Escapulário depois de benzida a sua imposição será por um Sacerdote ou por um Diácono. A festa de Nossa Senhora do Carmo é precisamente no dia 16 de Julho.
ORAÇÃO A BEATISSIMA VIGEM DO CARMO.
Oh! Piedosíssima Virgem! Vós que nove séculos antes de existires  foste vista em profecia pelo servo de Deus São Elias, e venerada por seus filhos no Carmelo.Vós que vos dignastes visita-los  e lhes dispensastes celestiais alegrias… Vós que sempre pela virtuosa família que teve por Superior o vosso estimado filho São Simão Stock Vós, que engrandeces-te a Ordem com a estimável prenda do Santo Escapulário, Vós que de tantas maneiras haveis demonstrado vosso carinhoso  amor aos carmelitas e seus devotos, recebei meu coração ardente de fervoroso entusiasmo dado a mais pura das criaturas e à mais amorosa das mães. Não permitais, Senhora, que o leão rugente assuste meu espirito no caminho da perfeição, e fazei que consiga subir á glória, como o haveis alcançado de vosso Divino Filho Jesus para os que invocarem com fé e imitando vossas virtudes, morreram plenamente com a vossa proteção. Amem.    



Sem comentários:

Enviar um comentário