segunda-feira, 15 de outubro de 2012

                      ANO DE FÉ.
No dia 11 de Outubro iniciou-se o Ano da Fé convocado pelo Papa Bento XVI e seu encerramento acontecerá na Festa de Cristo Rei do Universo, em 24 de Novembro de Dois Mil e Treze. O dia onze de Outubro coincide com a comemoração dos 50 anos da abertura do Concilio Vaticano II, além dos 20 anos da publicação da atual versão do Catecismo da Igreja Católica.
O Papa analisa que nos dias de hoje mais do que no passado, a fé vê-se sujeita a uma séria de interrogativos, que provêm de uma mentalidade que reduz o âmbito das certezas racionais ao das conquistas científicas e tecnológicas.”Mas Igreja nunca teve medo de mostrar que não é possível haver qualquer conflito entre a  fé e ciência autentica, porque ambas tendem, embora por caminhos diferentes, para a verdade “,ensina.
Da mesma forma, o professor com a boca indica que a fé implica um testemunho e um compromisso públicos.”O cristão não pode jamais pensar que o crer seja um fato privado. A fé é decidir estar com o Senhor, para viver com Ele.” E este estar com Ele” introduz na compreensão das razões pelas quais se acredita. A fé precisamente porque é um ato de liberdade, exige também assumir a responsabilidade social daquilo que se acredita”. A renovação da Igreja realiza-se também através do testemunho prestado pela vida dos crentes: “de fato, os cristãos são chamados a fazer brilhar, com a sua própria vida no mundo, a palavra de verdade que o Senhor Jesus nos deixou”, adverte.
“Por isso, também hoje é necessário um empenho eclesial mais convicto a favor de uma nova evangelização. Para descobrir de novo a alegria crer e reencontrar o entusiasmo de comunicar a fé. Na descoberta diária do seu amor, ganha força e vigor o compromisso missionário dos crentes, que jamais pode faltar. Com efeito, a fé cresce quando é vivida como experiência de um amor recebido e é comunicada como experiência de graça e de alegria. A fé torna-nos fecundos, porque alarga o coração com a esperança e permite oferecer um testemunho que é capaz de gerar.
Só acreditando é que a fé cresce e se revigora; não há outra possibilidade de adquirir certeza sobre a própria vida, senão abandonar-se progressivamente nas mãos de um amor que se experimenta cada vez maior porque tem a sua origem em Deus.
Neste ano da fé será uma ocasião propícia para intensificar o testemunho da caridade. A fé sem caridade não dá fruto, e a caridade sem fé seria um sentimento constantemente à mercê da dúvida. Fé e caridade reclamam-se mutuamente, de tal modo que uma consente à outra de realizar o seu caminho.
  

Sem comentários:

Enviar um comentário