quinta-feira, 26 de abril de 2018

           UM POUCO DA VIDA DE SÃO JOÃO DA CRUZ.


São João da Cruz, foi um místico sacerdote e frade carmelita espanhol, venerado como santo dos católicos. Nascido em Fontineros em Castela a Velha, de uma família pobre de descendentes  muçulmanos convertidos ao Cristianismo.
Foi um dos mais importantes expoentes da contrarreforma.
Grande reformador   da Ordem Carmelita, é considerado juntamente com Santa Teresa de Ávila, o fundador dos Carmelitas descalços. São João também é conhecido por suas obras literárias, as suas poesias são consideradas o ápice da literatura mística, e se destacam entre as grandes obras da literatura espanhola.
São João depois da morte do pai entrou numa comunidade para crianças pobres, e recebeu uma educação baseada na doutrina cristã. Foi escolhido para ser Acólito num Mosteiro vizinho de freiras Agostinianas. Mais tarde professou seus votos como carmelita e viajou para Salamanca. Foi ordenado sacerdote em 1567. Foi preso e mal tratado. Com ajuda de outro frade conseguio sair da prisão e fundou vários mosteiros.


Em Junho de 1588, foi eleito terceiro conselheiro do Vigário- geral dos Carmelitas Descalços. Em 1590|91 foi enviado para um Mosteiro isolado em Andaluzia onde ficou enfermo, ficou doente e viajou para o Mosteiro de Úbeda  para se tratar. Sua saúde piorou, e morreu ali em 14 de Dezembro ,vitima de uma doença chamada erisipela. 

Sem comentários:

Enviar um comentário