quinta-feira, 29 de setembro de 2011

A ORIGEM DA NOVENA A SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS.


No dia 3 de Dezembro de 1925,o P.Putingan, SJ, começou, uma novena em honra de
S. Teresinha.Com esta intenção começou na rezar, durante a novena, 24 Glorias ao Pai, em acção de graças à Santíssima Trindade, pelos favores e graças concedidas a S. Teresinha durante os 24 anos de sua existência terrena. Pediu o padre que lhe desse um sinal de que a novena era ouvida, e este sinal e este seria receber uma rosa fresca e desabrochada. No terceiro dia da novena uma amiga procuro-o e ofereceu-lhe uma rosa vermelha.
No dia 24 do mesmo mês o padre começou uma segunda novena e pediu uma rosa  branca. Ao quarto dia da novena, uma religiosa-enfermeira do hospital, troxe uma linda rosa branca dizendo:”Aqui está uma rosa que me Santa Teresinha envia a sua Reverência”.
Surpreendido, pergunta o padre:”Donde vem esta rosa”? “Fui à capela onde se acha adornada uma bela imagem de Santa Teresinha, e, ao aproximar-me do altar da Santinha, caiu aos meus pés esta rosa. Quis colocá-la de novo na jarra, mas lembrei-me de a trazer a Vossa Reverência,”


Alcançadas as graças pedidas resolveu propagar a novena. Assim, do dia 9 ao dia 17 de cada mês, todas as pessoas que desejam fazer a novena das 24 Glórias ao Pai unem as suas intenções às das pessoas que, na mesma época, fazem a dita novena, e se estabelece, desta maneira, uma bela comunhão de orações.
                             “Oração de Santa Teresinha ao Menino Jesus”
Ó Menino Jesus meu único tesouro!
Abandono-me aos teus divinos caprichos e não quero outra alegria senão a de fazer-Te sorrir. Imprime em mim as tuas graças e virtudes infantis, para que, no dia do meu nascimento no céu, os Anjos e os Santos reconheçam em mim a tua pequena esposa, Teresa do menino Jesus.       




sábado, 24 de setembro de 2011

O SANTO LENHO

 O santo lenho é um fragmento da cruz, na qual Jesus foi crucificado.
Muitos desses fragmentos estão espalhados pelo mundo, mas, o maior de todos, é o que se venera em Marmelete, na diocese de Beja. O povo beija o recipiente onde se encontra. Foi um cavaleiro português da Ordem de Malta que o trouxe da Terra Santa e agora venera-se no referido templo.
Antigamente, os sacerdotes abençoavam o povo com esta relíquia, às quartas-feiras.
Nesse mesmo local brotou uma nascente com um caudal abundantíssimo. Ainda hoje corre canalizada essa água a que o povo chama (santa). Os peregrinos vão lá encher garrafas e garrafões à qual atribuem poderes curativos. Este lugar chamado Vera Cruz, significa Verdadeira Cruz. Antigamente, era lugar de peregrinação, onde os cristãos veneravam e rezavam à cruz da nossa salvação.
Este pedaço da Vera Cruz é um memorial vivo da paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, e das dores do Coração de Maria, sofridas no Calvário. É neste relicário que se encontra a relíquia do Santo Lenho.
Deixa brotar o rio de Deus na tua vida e serás feliz.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

NÃO PODEMOS FICAR SATISFEITOS!

  As bênçãos de Deus para os filhos estão condicionadas à prática da Sua Palavra. Não podemos ficar satisfeitos porque vamos ao grupo de oração, de vez em quando, e ouvimos a palavra do Senhor, ou porque vamos à missa uma vez por semana, e ouvimos a homilia do Sacerdote. Isso não basta. Somos filhos de Deus e devemos viver de acordo com a lei de Deus, para que as Suas bênçãos fluam na nossa vida.
Muitas vezes, condicionamos a nossa felicidade e certas situações de vida, mas isso é um conceito puramente mundano. Por exemplo, tu podes pensar assim. Seu tiver um bom emprego, serei feliz. Se eu conseguir comprar uma casa própria, vai ser muito bom, e serei muito feliz. Nós conhecemos pessoas que têm tudo o que querem e não são felizes, não é verdade? Também conhecemos pessoas que têm muito pouco, quase nada, e são extremamente felizes!
Na verdade, não adianta nada, estar tudo bem por fora, se por dentro, no nosso íntimo só há um rio de água podre. Por outro lado, tudo pode estar muito difícil e trabalhoso ao redor de nós, mas por dentro, no nosso coração, está fluindo o rio de água viva do Senhor. E quando flui a graça de Deus dentro de nós, tudo fica fácil. Podemos enfrentar qualquer situação da nossa vida, seja ela qual for: doença, tribulação, morte, separação, humilhação!.. enfrentamos tudo, se temos a graça de Deus em nós. A maneira certa de termos a graça divina é vivendo a Sua Palavra. A palavra do Senhor é um tesouro tesouro esse, que nos ensina como devemos proceder para sermos felizes. Só que a maioria não sabe como tomar posse desse tesouro.
E TU—EU—NÓS—SABEMOS?.            

terça-feira, 13 de setembro de 2011

O PAI NOSSO NÃO É SÓ UMA ORAÇÃO! É TAMBEM UMA LIÇÃO DE VIDA.

Jesus deu aos homens uma célebre oração, o Pai-Nosso:   Os discípulos de Jesus pediram-lhe: Senhor ensina-nos a rezar! E Jesus disse: rezai comigo.
PAI NOSSO QUE ESTAIS NO CÉU SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME VENHA A NÓS O VOSSO REINO, SEJA FEITA A VOSSA VONTADE ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU.A Oração do Pai Nosso é a oração perfeita, quando é feita com sentimento e fé. Na primeira parte, presta-se o louvor devido, a homenagem da criatura e o desejo de fazer a vontade do Pai.
O Pão-nosso de cada dia nos dê hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aos que nos ofenderam; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.
Na segunda parte do Pai-nosso pedimos ao PAI, o pão para cada dia, e também que nos perdoe as nossas faltas (assim como nós perdoamos aqueles que nos ofendem).
Jesus afirma que se perdoarmos as ofensas que nos fazem, o nosso Pai celeste também nos perdoa. Tenhamos confiança na palavra do Senhor; pois só ele tem palavras de vida eterna e nunca nos engana. Ele como nosso PAI, sempre nos dará tudo que lhe pedirmos; mas! só se ELE achar que o que lhe pedimos nos é favorável, o nosso Pai sabe muito bem quais são as nossas necessidades. Por isso sempre que lhe fizermos um pedido, digamos-lhe sempre: que a Tua vontade seja feita, pois só Tu Senhor sabes o que é melhor para nós.
Senhor não nos deixeis cair em e tentação e livra-nos, livra-nos sempre de todo mal. Amem.
Se não souberes mais nenhuma oração, reza esta, na certeza de que agradarás ao Senhor e receberás as suas melhores graças e bênçãos.    
  

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

BOAS NOITES SENHOR

 Os momentos  mais importantes da vida não se podem viver à margem de Deus. Tem de haver sempre lugar para a sua recordação, para a sua presença entre nós, porque a nossa vida está  nas suas mãos e todo o bem que temos é obra sua. Por isso não queremos terminar o dia sem dedicar um tempo a Deus.Recordar-nos DELE neste momento, é dizer-lhe com o coração na mão, que é importante para nós e que não podemos ir descansar, sem antes lhe ter dedicado um último pensamento, uma última oração. Por isso, partindo deste desejo por tê-lo presente no final desta jornada, vamos pensar nos momentos que Deus nos ofereceu, e que soubemos aproveitar e nas vezes que sem querer, ou querendo, não lhe agradamos com a nossa conduta.
É agora também o momento de LHE dar graças por todo o bem que nos deu e de pedir-Lhe perdão pelas vezes que falhamos para com Ele.
Obrigado Senhor, por todas as graças que nos deu o teu amor; se muitas são as nossas dívidas, infinito é o teu perdão. Amanhã servir-te-emos, melhor em tua presença.
Pai-nosso, abriga-nos à sombra das tuas asas, fica junto de nós e dá-nos a tua bênção

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

«AQUI ME TENS SENHOR COM TODA A MINHA POBREZA»

 Aqui me tens, Senhor.
Buscando a liberdade, mas escravo das minhas coisas. Julgando-me cheio, mas vazio de Ti;
Escutando o teu chamamento, mas fazendo-me de surdo.
Ao experimentar a tua presença, Senhor Jesus, sinto em mim algo que me convida a seguir-Te.
Sinto uma força extraordinária que me convida a arriscar tudo por Ti. Contudo, Senhor, as coisas desta vida continuam a prender-me o dinheiro, que me faz esquecer as necessidades do irmão; continua a prender-me a comodidade que me afasta do sentido do sacrifício; continua aprender-me o meu egoísmo que me fecha cada vez mais em mim mesmo; continua a prender-me o meu orgulho, que me faz crer que sou o melhor de todos.
Muitas coisas que me afastam de Ti, continuam a seduzir-me, eu tão cobarde, digo-Te que não, porque não acabo por convencer-me de que Tu me trarás a autêntica felicidade.
Dentro de mim sinto que há uma guerra civil. Por um lado, quero deixar tudo o que me impede de Te ser fiel, e por outro lado sinto medo de deixar estas coisas do mundo.
Há muito tempo que preciso de uma conversão. Necessito de encontrar algo que me dê forças para largar tantos laços, que me ajude a vencer tantas tentações do mundo; que me ajude a dizer adeus a este tipo de vida porque viver pela metade não val a pena; enquanto houver guerra no meu interior, nunca terei a paz que só Tu podes dar.
Abre-me os olhos, senhor. Cura a minha cegueira para que eu possa ver-Te;
Bate ao meu coração, senhor; entra nele, que eu quero ter-Te como convidado.
Dá-me um espírito generoso, Senhor.Quero dizer sim quando escutar a tua palavra. Entra no meu coração, arranca dele todas as preocupações e tentações, para que possa dedicar um espaço só para Ti, meu Deus.
Dá-me forças para Te seguir sem desfalecer; dá-me vontade para preservar no caminho;
dá-me firmeza para não olhar para traz;dá-me a capacidade de expermentar-Te e sentir-te na minha vida, porque quandoTu,Senhor Jesus, habitas no meu coração, tudo me é mais fácil e qualquer coisa, por mais custosa que pareça, se  torna fácil e leve.